www.verdinhas.com - ganhe dinheiro com seu site

Seguidores

Estou Aqui

11/19/2009

Como criar e escrever bons artigos?


"Escrevendo bons artigos!" (imagem: Oliveira.r)

É claro, o carro chefe de qualquer blog são os artigos... Existe uma infinidade de dicas para criar bons artigos, algo que seja relevante ao leitor e faça com quem esteja, lendo virar um possível assinante ou leitor com uma certa frequência.

O que é um bom artigo? Um bom artigo é aquele que consegue passar todos os pontos de formas diretas e de fácil leitura. Precisamos dominar o assunto para ter sucesso na criação de artigos, sem contar o aprendizado que é somente adquirido com o tempo.

Alguns fatores que ajudam:
  • Dominar bem o tema.
  • Usar títulos verdadeiros na postagem.
  • Utilizar quando possível imagens.
  • Ser direto e reto no assunto.
  • Criar anotações antes de escrever a postagem.
  • Pesquisar e ler artigos semelhantes antes.
  • Criar e nunca copiar.
  • Não ferir a política do próximo.
Dominar bem o tema: Se eu falo sobre "peixes" eu preciso conhecer os tipos de peixes, iscas, lugares de pescas etc. Não invente coisas, escreva apenas aquilo que você entenda de verdade.

Usar títulos verdadeiros na postagem: Nunca, jamais crie um artigo falando: "Veja fotos de mulheres...." se você não mostrar as benditas fotos. Muitos perdem 90% dos visitantes por não cumprirem com o que está escrito, você até pode atrair algum tráfego, mas é sem qualquer qualidade.

Utilizar quando possível imagens: Uma imagem sempre vai falar mais, é algo agradável uma imagem falando sobre o tema que você estiver abordando. Eu sinto prazer em ler um bom artigo e ver uma imagem, além de chamar atenção, valoriza seu texto.

Ser direto e reto no assunto: Falar sobre o assunto não é ficar "mascando" o mesmo. Não crie postagens tão grandes, se for necessário, crie séries de artigos. O Brasileiro não tem habito de ler, é preciso ser direto para ter o texto lido por completo.

Criar anotações antes de escrever a postagem: Uma dica importante é você anotar tudo que vai abordar na postagem, ideias e anotações são sempre bem vindas. Entre rabisco podem surgir um bom artigo, eu mesmo anoto em um bloco o que desejo escrever e os temas que procuro ampliar com maiores detalhes.

Pesquisar e ler artigos semelhantes antes: Eu leio e releio outros artigos de diversos blogs, principalmente com um conteúdo parecido. Estudar é aprender, nunca é de mais ler o blog do próximo e deixar a opinião.

Criar e nunca copiar: O plágio por mais que possa parecer "tentador" não é bem visto na blogosfera. Criar sim é algo muito valorizado, imagine você recebendo comentário do tipo: "você copiou a postagem, o mesmo artigo está em meu blog etc". Eu aprendi muito cedo essas coisas e sempre procurei passar a novos blogueiros, é uma espécie de regra na blogosfera, se você quer crescer é preciso aparecer.

Não ferir a política do próximo: Nem tudo que está na internet é para ser utilizado. Eu mesmo, quando vou usar uma imagem, coloco os créditos ou se vou citar algo de outro blog, coloco o link de referência (se o blog aceitar). É uma regra básica, mas muito eficiente entre os blogueiros.

Outra dica importante é ler os comentário e responde-los assim, podemos criar um bom artigo com as dúvidas dos leitores. Existe milhares de dicas para escrever bons artigos, mas com o tempo aprendemos tudo, estou apenas dando algumas dicas, mas sem qualidade nada é possível.

Você é um blogueiro e precisa buscar seu espaço, blogue com amor, vontade e persistência. A vida de um blog é marcada pelo seu modo de pensar, modo de mostrar sua qualidade e competência através de artigos relevantes.

8 comentários:

Anônimo,  19 de novembro de 2009 às 21:59  

Gostei de sua postagem!
Eu faço isso que você mencionou.
Bom, ao meu jeito toda atrapalhada... Rsrs!

Iúri 19 de novembro de 2009 às 22:49  

Ótimas dicas!!!

Na verdade todas são muito necessárias para que um blog, original e com conteúdo criado, tenha valor e cresça!

Abraço

Gabriel Camboim 20 de novembro de 2009 às 19:11  

Realmente eu me esforço muito fazer isso, mas faço, e quase não tenho leitores, meu blog se chamadicamusic, mas se você olhar os comentários não vai ver nada, isso me deixa muito frustrado porque eu gasto meu tempo editando tudo, sem errar no português o que é difícil, e não tenho nem um seguidor...

Anônimo,  20 de novembro de 2009 às 21:07  

Olá amigo, ótima matéria. Temos que respeitar as postagens de outos, se quisermos fazer um post sobre um tema de um blog, devemos pedir permissão, além de colocar um link.

Um abraço. Claudine Netto

Unknown 20 de novembro de 2009 às 22:18  

Boas dicas, mas a divulgação ainda conta muito.

vovolili 21 de novembro de 2009 às 00:34  

Olá amigo, boas essas dicas.
Agora, só preciso aprender a criar um blog.
Podes crer, ainda não aprendi.
Fraterno abraço,
Lilian

Anônimo,  21 de novembro de 2009 às 09:25  

Esse é um tema bastante interessante, principalmente por causa de blogueiros que acham que basta colocar algumas imagens e pronto o blog irá estourar, eu acredito que a didatica do blogger influência demais, vejam o meu blog é somente sobre dicas e tutoriais para blogger e sei o quanto é complicado trabalhar com o assuntos.

Anônimo,  30 de novembro de 2009 às 16:07  

Boas dicas
Não errar no português também é uma boa jogada
quem acessa um blog não quer ficar lendo aquelas conversas estilo msn =D

e acima de tudo, a criatividade!

Postar um comentário

Leia as regras:
- Palavras ofensivas serão removidas.
- Não coloque links no comentário para divulgar seu blog ou site, basta utilizar o OpenID na hora de enviar o comentário e seu link ficará gravado.
- Antes de fazer uma pergunta veja se ela já não foi respondida.
- Perguntas não referente ao assunto envie em contato.
- Os comentários não refletem a opinião do autor.
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post.
- Agradeço a colaboração :)

  ©Template by Dicas Blogger.